SISTEMA FOTOVOLTAICO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FUNCIONA EM DIAS NUBLADOS E DE CHUVA?

Quando o assunto é energia solar, geralmente surge a dúvida: “mas a energia gerada é suficiente para dias nublados e de chuva?”. A resposta é: sim, os módulos fotovoltaicos geram e armazenam na rede a energia gerada pelos raios ultravioletas dos raios de sol.


1. A geração de energia fotovoltaica funciona da seguinte forma:


2. Os módulos captam a energia do sol e a transformam em energia elétrica;


3. O inversor solar transforma essa energia em corrente alternada, que é a corrente elétrica compatível com a rede;

4. A energia produzida pode ser consumida imediatamente ou acumulada em baterias especiais;

5. A energia excedente é devolvida para a rede elétrica.


Quando o tempo está fechado a produção energética é reduzida, já que o índice de luz solar é menor. Por este motivo, antes de instalar os seus painéis, o profissional faz seu orçamento estimando a sua necessidade energética e a média de consumo de onde será instalado os sistema.

Lembrando que, embora a eficiência energética seja reduzida em dias nublados, a carga gerada é suficiente para manter os eletrônicos da sua casa ou negócio funcionando normalmente, pois os painéis fotovoltaicos nunca param de gerar energia durante o dia, mesmo se o sol estiver parcialmente ou totalmente encoberto. O único momento em que o sistema fotovoltaico não consegue gerar energia é durante a noite, pois não há luminosidade suficiente para isso.


Com esse panorama, entendemos que a eficiência da energia solar depende não apenas da incidência dos raios ultravioleta, como também da localização da instalação e da qualidade dos equipamentos utilizados. Vale lembrar que a energia solar é uma das opções mais sustentáveis e econômicas do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie um Whats